Em 1970 querendo divulgar o seu papelão
reciclado aos consumidores a Container Corporation of América (maior
recicladora de papéis da época) promoveu um concurso para criar um
logotipo para este novo segmento de produtos. Um símbolo que
representasse “Reciclagem”. Gary Anderson universitário (Universidade
da Califórnia do Sul) e na época com 23 anos ganhou com este símbolo
(que foi originalmente criado de cabeça para baixo). Sua inspiração
veio de um trabalho feito por um matemático (August Ferdinand Mobius
apaixonado por formas geométricas que lembravam infinito). Este trabalho
foi o vencedor dentre 500 concorrentes. O mais interessante é que a
empresa teve a patente de seu símbolo contestada e este foi transformado
em domínio público.
UNILEVER que em 2005 completou 75 anos
aproveitou a data e alterou seu logotipo como parte das comemorações. A
empresa responsável pela mudança foi a empresa Wolff Olins que resolveu
mudar mantendo a característica do “U” com assinatura abaixo que foi
idealizada em 1967.

E
assim foi este abaixo o logo apresentado contendo 25 símbolos dentro
que organizados fazem a forma do “U”. A assinatura teve sua tipografia
mudada para uma fonte manuscrita, mais leve, que acompanha as curvas que
marcam o design destes símbolos.

O maior problema deste logo seria a redução que afetaria muito a leitura dos símbolos que formam o logo.
Mas o que significa cada um destes 25 símbolos?. Abaixo segue o significado destes símbolos fornecidos pela própria Unilever:

SOL: Toda vida começa com Sol. Vitalidade, supremo, representa várias das marcas que a unilever possui.

ABELHA: Criação, polinização, o trabalho árdua e a bio diversidade

CABELOS: Símbolo da beleza e da boa aparência. Próximo a flor lembra também limpeza e fragrância. Próximo a mão lembra maciez

MOLHOS OU MARGARINAS: Mistura, preparo. Lembra combinação de condimento ou adição de sabor

CHÁ: Uma planta ou extrato de planta como chá. Simboliza cultivo e plantio

PARTÍCULAS: Referência a ciência, bolhas

CONGELADO: A planta o frescor e o floco de neve o congelamento.

ONDA:
Limpeza, frescor, vigor, tanto na higiene pessoal quanto na simbologia
de lavanderia quando próximo a camisa. Água limpa, pureza.

RECIPIENTE: Simboliza embalagem. Pote de creme associado a cuidados pessoais.

ROUPAS: Representas as roupas recém-lavadas com aparência de limpa.

CORAÇÃO: Símbolo de amor, carinho, cuidados e saúde.

DNA: Mapa genético, hélice dupla, biociência. A chave para vida saudável.

COLHER: Símbolo da nutrição, de experimentar sabores e cozinhar.

TIGELA: Tigela de comida com aroma, sabor. Refeição pronta, bebida quente ou sopa.

PEIXE: representa alimento, o mar ou água fresca.

ESPECIARIAS E SABORES: Simboliza pimenta, condimentos, ingredientes e sabores.

BRILHO: Limpeza, saudável e energia.

LÁBIOS: Beleza, boa aparência e paladar.

SORVETE: Agrado, prazer e diversão.

PÁSSARO: Símbolo da liberdade. Sugere alívio das tarefas diárias, aproveitar a vida no que ela tem de melhor

ÁGUA: Água limpa, pureza

PALMEIRA: Uma fonte nutritiva de recursos, também é um símbolo do paraíso.

MÃO:
Símbolo de sensibilidade, cuidado e necessidade. Representa pele e
toque. FLOR: Fragrância. Quando em conjunto com a mão, representa
hidratantes ou cremes.

RECICLAR: Parte do nosso compromisso com a sustentabilidade.
São 25 símbolos ligados à vida e suas linhas de produtos e empresas ,
Não podemos esquecer que uma empresa como a Unilever possui várias
empresas e marcas famosas como: Kibon, Seda, Omo, Rexona, Surf, Lipton,
Lux, Knorr, Maizena, Hellmann’s, Fofo, Dove, Comfort, Close up, Arisco e
Ades.
São muitos os símbolos e ícones que nos cercam. Uns informam, outros
instruem outros comunicam, vendem orientam, situam, etc. Vamos falar de
alguns deles em postagens próximas. Estes aqui abaixo são aqueles
incompreensíveis ícones que fazem parte das etiquetas de roupas cuja
função é evitar que estraguemos as mesmas já na primeira lavada. São de
uso internacional, pois usam uma linguagem (pelo menos na maioria deles)
que não necessita informações específicas de uma determinada cultura.
Dê uma olhada nas etiquetas desuas roupas e confira aqui quantas vezes
você já foi além do permitido com elas.
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