A 1ª Gincana Ecológica da Coleta Seletiva da Ilha do Mosqueiro/PA é um evento de iniciativa particular, ocorrido no período de 01/01/13 à 08/06/2013, com a realização do 3º Passeio Ciclístico Ecológico da Ilha do Mosqueiro, e estendido até o dia 06/07/13, (por ocasião das homenagens ao 118º aniversário do distrito) devido ao tempo chuvoso ocorrido por ocasião do encerramento, do passeio. O evento pretende fazer parte do calendário anual de eventos, promovidos pela Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA e Agência Distrital de Mosqueiro.

A atividade em forma de Gincana Ecológica envolveu a participação de gestores, professores, alunos de escolas municipais, estaduais, privadas e a comunidade local, visando estimular a reflexão sobre a coleta seletiva, com foco nos 3R (reduzir, reaproveitar e reciclar), sensibilizando, de maneira prática e dinâmica os participantes sobre a importância da preservação ambiental, especialmente, no que se refere aos cuidados na produção e destinação do lixo.

Dentro da programação foram realizadas 6 tarefas: Arrecadação de Produtos Recicláveis; Desfile de roupas elaboradas com materiais recicláveis; Confecção de Tapete Ecológico; Apresentação de Peça Teatral s/Meio Ambiente e Coleta Seletiva; Mutirão de Sensibilização c/doação de mudas e participação no 3º Passeio Ciclístico Ecológico da Ilha do Mosqueiro.

Nesta 1ª edição, a Gincana Ecológica teve a participação da comunidade do Porto Arthur e da equipe do Praia Bar, além de membros de 2 escolas, mais de 300 inscritos e um público de mais de 2000 pessoas. O encerramento ocorreu no dia 06/07/13, por ocasião do aniversário do distrito, com a presença de Banda musical e show no coreto da praça Matriz, na Vila..

Contatos: E-mail: <> jcsoliveira_uema@hotmail.com <> jcsoliveira14@gmail.com

Twitter: @moqueiodailha <> Blogs: http://gincanadacoletaseletivademosqueiro.blogspot.com -::::::- http://passeiociclisticoecologicodemosqueiro.blogspot.com

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quarta-feira, 3 de julho de 2013

SÍMBOLOS E ÍCONES QUE NOS CERCAM

Em 1970 querendo divulgar o seu papelão reciclado aos consumidores a Container Corporation of América (maior recicladora de papéis da época) promoveu um concurso para criar um logotipo para este novo segmento de produtos. Um símbolo que representasse “Reciclagem”.  Gary Anderson universitário (Universidade da Califórnia do Sul) e na época com 23 anos ganhou com este símbolo (que  foi originalmente criado de cabeça para baixo). Sua inspiração veio de um trabalho feito por um matemático (August Ferdinand Mobius apaixonado por formas geométricas que lembravam infinito). Este trabalho foi o vencedor dentre 500 concorrentes. O mais interessante é que a empresa teve a patente de seu símbolo contestada e este foi transformado em domínio público.


UNILEVER que em 2005 completou 75 anos aproveitou a data e alterou seu logotipo como parte das comemorações.  A empresa responsável pela mudança foi a empresa Wolff Olins que resolveu mudar mantendo a característica do “U” com assinatura abaixo que foi idealizada em 1967.
E assim foi este abaixo o logo apresentado contendo 25 símbolos dentro que organizados fazem a forma do “U”. A assinatura teve sua tipografia mudada para uma fonte manuscrita, mais leve, que acompanha as curvas que marcam o design destes símbolos.
O maior problema deste logo seria a redução que afetaria muito a leitura dos símbolos que formam o logo.
Mas o que significa cada um destes 25 símbolos?. Abaixo segue o significado destes símbolos fornecidos pela própria Unilever:
SOL: Toda vida começa com Sol. Vitalidade, supremo, representa várias das marcas que a unilever possui.
ABELHA: Criação, polinização, o trabalho árdua e a bio diversidade
CABELOS: Símbolo da beleza e da boa aparência. Próximo a flor lembra também limpeza e fragrância. Próximo a mão lembra maciez
MOLHOS OU MARGARINAS: Mistura, preparo. Lembra combinação de condimento ou adição de sabor
CHÁ: Uma planta ou extrato de planta como chá. Simboliza cultivo e plantio
PARTÍCULAS: Referência a ciência, bolhas
CONGELADO: A planta o frescor e o floco de neve o congelamento.
ONDA: Limpeza, frescor, vigor, tanto na higiene pessoal quanto na simbologia de lavanderia quando próximo a camisa. Água limpa, pureza.
RECIPIENTE: Simboliza embalagem. Pote de creme associado a cuidados pessoais.
ROUPAS: Representas as roupas recém-lavadas com aparência de limpa.
CORAÇÃO: Símbolo de amor, carinho, cuidados e saúde.
DNA: Mapa genético, hélice dupla, biociência. A chave para vida saudável.
COLHER: Símbolo da nutrição, de experimentar sabores e cozinhar.
TIGELA: Tigela de comida com aroma, sabor. Refeição pronta, bebida quente ou sopa.
PEIXE: representa alimento, o mar ou água fresca.
ESPECIARIAS E SABORES: Simboliza pimenta, condimentos, ingredientes e sabores.
BRILHO: Limpeza, saudável e energia.
LÁBIOS: Beleza, boa aparência e paladar.
SORVETE: Agrado, prazer e diversão.
PÁSSARO: Símbolo da liberdade. Sugere alívio das tarefas diárias, aproveitar a vida no que ela tem de melhor
ÁGUA: Água limpa, pureza
PALMEIRA: Uma fonte nutritiva de recursos, também é um símbolo do paraíso.
MÃO: Símbolo de sensibilidade, cuidado e necessidade. Representa pele e toque.      FLOR: Fragrância. Quando em conjunto com a mão, representa hidratantes ou cremes.
RECICLAR: Parte do nosso compromisso com a sustentabilidade.
São 25 símbolos ligados à vida e suas linhas de produtos e empresas , Não podemos esquecer que uma empresa como a Unilever possui várias empresas e marcas famosas como: Kibon, Seda, Omo, Rexona, Surf, Lipton, Lux, Knorr, Maizena, Hellmann’s, Fofo, Dove, Comfort, Close up, Arisco e Ades.



São muitos os símbolos e ícones que nos cercam. Uns informam, outros instruem outros comunicam, vendem orientam, situam, etc. Vamos falar de alguns deles em postagens próximas. Estes aqui abaixo são aqueles incompreensíveis ícones que fazem parte das etiquetas de roupas cuja função é evitar que estraguemos as mesmas já na primeira lavada. São de uso internacional, pois usam uma linguagem (pelo menos na maioria deles) que não necessita informações específicas de uma determinada cultura. Dê uma olhada nas etiquetas desuas roupas e confira aqui quantas vezes você já foi além do permitido com elas.














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