A 1ª Gincana Ecológica da Coleta Seletiva da Ilha do Mosqueiro/PA é um evento de iniciativa particular, ocorrido no período de 01/01/13 à 08/06/2013, com a realização do 3º Passeio Ciclístico Ecológico da Ilha do Mosqueiro, e estendido até o dia 06/07/13, (por ocasião das homenagens ao 118º aniversário do distrito) devido ao tempo chuvoso ocorrido por ocasião do encerramento, do passeio. O evento pretende fazer parte do calendário anual de eventos, promovidos pela Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA e Agência Distrital de Mosqueiro.
A atividade em forma de Gincana Ecológica envolveu a participação de gestores, professores, alunos de escolas municipais, estaduais, privadas e a comunidade local, visando estimular a reflexão sobre a coleta seletiva, com foco nos 3R (reduzir, reaproveitar e reciclar), sensibilizando, de maneira prática e dinâmica os participantes sobre a importância da preservação ambiental, especialmente, no que se refere aos cuidados na produção e destinação do lixo.
Dentro da programação foram realizadas 6 tarefas: Arrecadação de Produtos Recicláveis; Desfile de roupas elaboradas com materiais recicláveis; Confecção de Tapete Ecológico; Apresentação de Peça Teatral s/Meio Ambiente e Coleta Seletiva; Mutirão de Sensibilização c/doação de mudas e participação no 3º Passeio Ciclístico Ecológico da Ilha do Mosqueiro.
Nesta 1ª edição, a Gincana Ecológica teve a participação da comunidade do Porto Arthur e da equipe do Praia Bar, além de membros de 2 escolas, mais de 300 inscritos e um público de mais de 2000 pessoas. O encerramento ocorreu no dia 06/07/13, por ocasião do aniversário do distrito, com a presença de Banda musical e show no coreto da praça Matriz, na Vila..
Contatos: E-mail: <> jcsoliveira_uema@hotmail.com <> jcsoliveira14@gmail.com
Twitter: @moqueiodailha <> Blogs: http://gincanadacoletaseletivademosqueiro.blogspot.com -::::::- http://passeiociclisticoecologicodemosqueiro.blogspot.com
Fone: (91) 8217-5394
Não é permitido utilizar imagens deste face sem autorização do proprietário.
sábado, 27 de outubro de 2012
VASSOURAS DE T
|
|
2) Retire o fundo cortando com estilete
3) Faça cortes até na parte arredondada da garrafa, como mostrado na figura
4) A garrafa deverá ficar com várias tirinhas de cerca de 0,5 cm de comprimento
5) Retire o gargalo com uma tesoura
6) Faça 17 peças sem o gargalo e deixe somente uma com o gargalo
7) Encaixe todas as peças sem o gargalo sobre a peça com o gargalo
8) Está formada a base da vassoura
9) Corte a parte superior de outra garrafa e encaixe por cima da base que você acabou de montar
10) Encaixe com cuidado para não soltar as outras peças
11) Faça 2 furos
12) Encaixe o arame para amarrar a vassoura
13) Puxe o arame até o outro lado e amarre as pontas bem firmemente com a ajuda de um alicate
14) Encaixe a vassoura em um cabo
15) Bata um prego para fixar
16) Está pronta a vassoura!
Fonte: www.recicloteca.org.br
Veja mais sobre as vassouras para jardim com garrafas pet no site www.revistaartesanato.com.br
Garrafinha reciclável
Ao contrário do que muitos pensam o PET não é um plástico comum.
Sua sigla significa Politereftalato de Etileno, um polímero termoplástico formado pela reação entre ácido tereftálico e etileno glicol e é um dos materiais mais reciclados em todo o mundo devido a sua grande variedade de aplicações.
A partir da sua reciclagem e tratamento é possível criar fitas, tapetes, fibras têxteis e novas embalagens para inúmeros produtos.
Além disso, com um pouco de imaginação, as garrafas PET de refrigerante podem ser transformadas em lindos utensílios domésticos artesanais. Querem ver?
Para fazer uma niqueleira super moderna e sustentável utilizando garrafa PET é fácil.
Vocês irão precisar apenas de duas garrafas do mesmo tamanho e cor, uma tesoura, um zíper, uma agulha e linha de nylon transparente. Vamos ao passo a passo.
Cortem as duas garrafas de forma que as bases fiquem do mesmo tamanho.
Agora basta costurar uma das partes do zíper em cada uma das garrafas e fechar.
Prontinho, agora vocês podem carregar seus dinheirinhos em uma linda niqueleira ecológica.
Existem outras muitas formas artesanais de reaproveitar esse material 100% reciclável.
Separamos algumas imagens inspiradoras. Confiram, meninas!
Mãos a obra por um mundo mais verde!
Referência: Cacareco.net
TAPETES ECOLÓGICOS E RECICLÁVEIS
Tapete de tampinha
Material:- Tampinha colorida de garrafas pet.
- Tesoura ou outra ferramenta para furar a tampinha.
- Linha de Nylon.
CORPUS CHRISTI 2011
Também, mais uma vez, deixamos registrada nossa mensagem a todos os participantes : com materiais naturais, também se consegue produzir tapetes bonitos.
Utilizando flores secas e outras recém desabrochadas, folhas de palma de são Jorge e agave, areia fina e um mínimo de pigmentos químicos, produzimos um tapete na porta da Capela de Nossa Senhora do Rosário. Várias pessoas de outras equipes nos visitaram durante a tarefa e se propuseram a usar material natural no próximo ano em seus tapetes. Estamos tendo um lucro com a não utilização da raspa de couro nos últimos anos, mas ainda assim a quantidade de produtos químicos é muito grande, e todo este material após a celebração é encaminhado diretamente para o aterro sanitário, onde inevitavelmente inicia um processo de infiltração no solo.
Mais uma vez nosso recado/convite: Vamos utilizar no próximo ano, uma maior quantidade de produtos naturais (folhas, flores, cascas de árvores mortas, capim triturado, etc) e menos produtos químicos na confecção dos nossos tapetes. A Natureza agradece.