A 1ª Gincana Ecológica da Coleta Seletiva da Ilha do Mosqueiro/PA é um evento de iniciativa particular, ocorrido no período de 01/01/13 à 08/06/2013, com a realização do 3º Passeio Ciclístico Ecológico da Ilha do Mosqueiro, e estendido até o dia 06/07/13, (por ocasião das homenagens ao 118º aniversário do distrito) devido ao tempo chuvoso ocorrido por ocasião do encerramento, do passeio. O evento pretende fazer parte do calendário anual de eventos, promovidos pela Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA e Agência Distrital de Mosqueiro.

A atividade em forma de Gincana Ecológica envolveu a participação de gestores, professores, alunos de escolas municipais, estaduais, privadas e a comunidade local, visando estimular a reflexão sobre a coleta seletiva, com foco nos 3R (reduzir, reaproveitar e reciclar), sensibilizando, de maneira prática e dinâmica os participantes sobre a importância da preservação ambiental, especialmente, no que se refere aos cuidados na produção e destinação do lixo.

Dentro da programação foram realizadas 6 tarefas: Arrecadação de Produtos Recicláveis; Desfile de roupas elaboradas com materiais recicláveis; Confecção de Tapete Ecológico; Apresentação de Peça Teatral s/Meio Ambiente e Coleta Seletiva; Mutirão de Sensibilização c/doação de mudas e participação no 3º Passeio Ciclístico Ecológico da Ilha do Mosqueiro.

Nesta 1ª edição, a Gincana Ecológica teve a participação da comunidade do Porto Arthur e da equipe do Praia Bar, além de membros de 2 escolas, mais de 300 inscritos e um público de mais de 2000 pessoas. O encerramento ocorreu no dia 06/07/13, por ocasião do aniversário do distrito, com a presença de Banda musical e show no coreto da praça Matriz, na Vila..

Contatos: E-mail: <> jcsoliveira_uema@hotmail.com <> jcsoliveira14@gmail.com

Twitter: @moqueiodailha <> Blogs: http://gincanadacoletaseletivademosqueiro.blogspot.com -::::::- http://passeiociclisticoecologicodemosqueiro.blogspot.com

Fone: (91) 8217-5394

Não é permitido utilizar imagens deste face sem autorização do proprietário.

sábado, 27 de outubro de 2012

TAPETES ECOLÓGICOS E RECICLÁVEIS

Tapete de tampinha



Modelo de tapete com tampinha

 
Material:
  • Tampinha colorida de garrafas pet.
  • Tesoura ou outra ferramenta para furar a tampinha.
  • Linha de Nylon.
----------------------------





CORPUS CHRISTI 2011 
         A PROBRIG mais uma vez esteve presente à festa em que se transforma a preparação dos tapetes para a procissão do dia de Corpus Christi.

Também, mais uma vez, deixamos registrada nossa mensagem a todos os participantes : com materiais naturais, também se consegue produzir tapetes bonitos.

Utilizando flores secas e outras recém desabrochadas, folhas de palma de são Jorge e agave, areia fina e um mínimo de pigmentos químicos, produzimos um tapete na porta da Capela de Nossa Senhora do Rosário. Várias pessoas de outras equipes nos visitaram durante a tarefa e se propuseram a usar material natural no próximo ano em seus tapetes. Estamos tendo um lucro com a não utilização da raspa de couro nos últimos anos, mas ainda assim a quantidade de produtos químicos é muito grande, e todo este material após a celebração é encaminhado diretamente para o aterro sanitário, onde inevitavelmente inicia um processo de infiltração no solo.

Mais uma vez nosso recado/convite: Vamos utilizar no próximo ano, uma maior quantidade de produtos naturais (folhas, flores, cascas de árvores mortas, capim triturado, etc) e menos produtos químicos na confecção dos nossos tapetes. A Natureza agradece.

















Aspectos da confecção do tapete ecológico.




Tapete feito com fita métrica

À procura de um eco capacho que está centímetros à frente do que há por aí? Então aqui está o seu tapete! É uma alternativa aos cansativos capachos cinza ou bege e uma ideia criativa para desenvolver novos produtos. 
Obviamente essa trama só pode ser obtida a partir de um lote defeituoso do fabricante (reciclagem pré-consumo), pois nem a mais produtiva costureira consegue gastar dezenas de fitas métricas. Mas a verdade é que toda indústria lida com defeitos de fábrica e essa sobra pode ser transformada em novos e criativos produtos de artesanato reciclado.


Gostou da ideia? Invente a sua, fotografe o passo a passo e envie para o Setor Reciclagem! 

Este produto está a venda no www.vivaterra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário